quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

5 dicas sobre mochila cargueira



Para quem está iniciando no trekking ou vai fazer seu primeiro mochilão,  com certeza a maior dúvida é em relação à mochila ideal.
Fizemos um guia sobre mochila cargueira com tudo que você precisa saber.
1 - Como escolher a cargueira ideal.
A dúvida que aflige 99% dos trilheiros é essa com certeza!
Antes de tudo, lembre-se que é você quem irá carrega-la. Portanto, escolha algo compatível com sua resistência. É necessário analisar uma infinidade de questões,  mas de modo geral avalie primeiro o tipo de trilha que vai fazer. Se for uma travessia, com pernoite acampado, opte por uma de 70L ou 90L,  onde poderá condicionar seus equipamentos, roupa e alimentos.
Já para trilhas curtas, com pernoite em pousada, uma cargueira de 40L já supre as necessidades.
Outra dica é levar uma mochila ataque,  que serve com auxílio para percursos curtos, em atrativos próximos ao acampamento base, onde você deixará sua cargueiro e levará na ataque só o essencial (lanche, equipamento fotográfico,  etc).

2 - Como organizar a mochila cargueira. 
Leve apenas o necessário!
Algumas pessoas pecam no excesso de itens, levando em sua expedição coisas desnecessárias e itens duplicados.
O bom senso deve prevalecer nesse momento. Faça sempre a pergunta a si mesmo: vou precisar disso? Se a resposta for "não", então não leve. Com equipamento básico,  é possível improvisar em eventuais imprevistos.
Fizemos uma ilustração com o melhor método de organizar sua cargueira.
Infográfico por Blogus.

3 - Como ajustar a cargueira ao seu corpo.
Cada mochila possue mecanismo de ajuste específico,  mas de modo geral, atente-se aos seguintes pontos:
  • Alças: para começar,  vamos ajustar primeiro a altura das alças.  Nossa sugestão é testar a cargueira antes, carregando algo pesado para fazer uma simulação.
  • Barrigueira: aperte a fita da barrigueira e a posicione no centro dos ossos do quadril, nem abaixo e nem acima, pois todo peso da mochila deve estar na barrigueira.
  • Fita peitoral: ela tem a função de estabilizar o peso da mochila, portanto, deve ser ajustada sempre ao longo da trilha, da forma em que se sentir mais confortável.
  • Fitas de compressão: cumpre o papel de compactar a mochila e fazer com que seu material não sofra danos ou se desorganizar durante a trilha. Ajuste essas fitas de modo em que seus mantimentos e materiais fiquem compactados dentro da mochila, qualquer folga no interior da cargueiras pode comprometer os itens e desorganiza-los.


4 - Como impermeabilizar sua mochila cargueira.
Trilhar nas montanhas sempre conta com mudança climática. É imprescindível está preparado para imprevistos.
Não existe mochila impermeável! O material em que foi confeccionada pode até ser impermeável,  mas o zíper e costuras permitem que a água entre na mochila. Devido a isso, você vai precisar está com pelo menos um dos itens:

  • Capa para mochila cargueira: protege a cargueira da chuva, por fora e por dentro. 
  • Saco estanque: a chuva não é o único imprevisto. Você pode ter que atravessar um rio, por exemplo. Então é necessário condicionar seus equipamentos e roupas de forma segura. Na falta do saco estanque,  sacolas de plástico servem como paliativo.

5 - Cuidados básicos e como conservar sua mochila cargueira.
As mochilas cargueiras podem durar anos. Tendo os cuidados ideais, você pode aumentar sua usabilidade por mais tempo ainda.

  •  Não colocar peso excessivo.  Por isso, procure sempre por uma que se adeque ao seu perfil.
  •  Manter as presilhas das fitas de compressão sempre presas, pra evitar que danifiquem de alguma forma.
  •  Prepara-la para despachar em voos ou ônibus. Use sempre capa para transporte. Na falta de uma capa específica,  proteja sua mochila com papel filme.
  •  Mantenha sua mochila limpa. Preste atenção onde a coloca.
  • Em casa, guarde-a pendurada, em local arejado.

Conta pra gente seus truques e dicas com cargueira.
E se tiver alguma dúvida, deixe um comentário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de acessos