A Chapada Diamantina possui diversos monumentos naturais para aqueles que se aventuram em seus caminhos. Listamos as 10 cachoeiras mais incríveis do Parque Nacional Chapada Diamantina.
Devemos ressaltar a extrema importância de trilhar com guias locais para as cachoeiras citadas. Evitar visita-las em tempo de muita chuva, pelo motivo do aumento do volume de água pode causar trombas d'água.
1º Cachoeira da Fumaça:
Localizada no Vale do Capão, a cachoeira da Fumaça é uma das cachoeiras mais visitadas em todo PARNA Chapada Diamantina. Ocupando o segundo lugar no ranking das cachoeiras mais altas do Brasiil, o que encanta na Fumaça é a imponência de sua queda d'água com 360m de altura. Seu nome de batismo faz jus ao fenômeno causado pela força do vento, que impede a queda d'água chegar ao chão, proporcionando esse efeito de "fumaça".
Para quem deseja conhecer a cachoeira da Fumaça dispomos de dois roteiros:
- Fumaça por cima: que consiste em uma trilha de 3km que contempla o mirante da Fumaça.
- Fumaça por baixo: uma travessia de 4 dias, onde é possível conhecer o mirante por cima e seu poço por baixo, além de outras cachoeira de cachoeiras. Para mais informações click aqui.
![]() |
Cachoeira da Fumaça |
2º Cachoeirão:
Um dos atrativos mais visitado no Vale do Pati, está listada como a 5ª maior cachoeira do Brasil, com seus 270m de altura. Quando o volume de água aumenta, surgem várias quedas d'água no Vale do Cachoeira, quando chove as enormes quedas no Vale do Cachoeirão se multiplica por várias quedas d’água.
O acesso do Cachoeirão é feito por cima, no trekking do Vale do Pati. Para mais informações click aqui.![]() |
Cachoeirão |
3º Cachoeira Encantada:
Situada no extremo Sul da Chapada Diamantina, no município de Itaetê, a Cachoeira Encantada impressiona com seus 200m de altura. O trekking de acesso à Encantada é de 14 km de caminhada, na margem do rio Samina, em meio à cânions, grandes lajedos, pinturas rupestres e piscinas naturais.
Gostou? Para mais informações clique aqui.
Gostou? Para mais informações clique aqui.
![]() |
Cachoeira Encantada |
4º Fumacinha:
A Cachoeira da Fumacinha, localizada em Ibicoara, está se tornando uma das mais requisitadas na Chapada Diamantina. Sua beleza e seus 100m de queda d'água impressiona os visitantes. O trekking de acesso à Fumacinha é de intensidade média: 3km de caminhada, pelo leito do rio.
![]() |
Fumacinha |
5º Cachoeira do Herculano:
A Cachoeira do Herculano faz parte do circuito extremo Sul da Chapada Diamantina e está localizada no município de Itaetê. Sua imponência é apaixonante: são 3 quedas d’água de aproximadamente 100m de altura.
Ficou com vontade de conhecer? Para mais informações clique aqui.
![]() |
Cachoeira do Herculano |
6º Cachoeira do Samuel:
A Cachoeira do Samuel possui 100m de queda d'água. Para acessá-la, o visitante precisa fazer uma caminhada de três horas numa região pouco explorada, com mata densa e passagens pelo Rio Roncador. É possível fazer um trekking de pernoite, acampando na toca do Brigadeiro.
![]() |
Cachoeira do Samuel |
7º Mixila:
A exótica cachoeira do Mixila está situada no município de Lençóis e é indicada para quem gosta de aventura. Com seus 80m de queda d’água, a cachoeira impressiona com seus cânions esverdeados, cobertos por vegetação nativa.
Para conhece-la, o melhor acesso é através de Lençóis, na Serra do Bode. É um trekking de média intensidade, com subidas ingrimes e longas caminhadas.
Para conhece-la, o melhor acesso é através de Lençóis, na Serra do Bode. É um trekking de média intensidade, com subidas ingrimes e longas caminhadas.
![]() |
Cachoeira do Mixila |
8º Cachoeira Roncadeira:
Mais uma maravilha localizada em Itaetê, recebe devido ao som que emite, sendo possível ouvi-la nos povoados mais próximos. O trekking de acesso é de 3 horas, onde atravessamos o rio Timbozinho e seguimos trilha em meio à cânions e paisagens deslumbrantes. Para mais informações clique aqui.
9º Cachoeira do Ancorado:
Próximo ao Vale do Capão, a Cachoeira do Ancorado tem um trekking de nível alto, possui difícil acesso, com subidas ingrimes e longas horas de caminhada. É indicado para quem gosta de aventuras ao extremo. É possível acampar em meio a um visual incrível e único.
10º Cachoeira do Sossego:
A Cachoeira do Sossego, com esse nome tão sugestivo, está localizada em Lençóis e é super indicada para quem está em busca de tranquilidade e renovar as energias. É uma trilha de nível médio, onde se caminha 7km, em que a maioria do percusso é sobre pedras.
Dona de uma beleza ímpar, o paredão forma degraus na rocha e sua queda d'água possui em média 15m.
INFORMAÇÕES E RESERVAS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário